Bem vindo ao fórum Astronomia PT
Para você ter maior interação com os outros membros deste fórum, é necessário a realização de um pequeno cadastro. Ao completar o registro e efeturar o login com seu usuário e senha terás acesso a todo conteúdo publicado.
Essa mensagem será removida quando o login for realizado.
LoginCriar uma conta

O que significa estar em órbita?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 O que significa estar em órbita? em Qua Maio 13, 2015 8:42 am

Admin

avatar
Administrador
Administrador
Estar em órbita significa estar em queda livre à volta da Terra. Se tivermos um canhão superpotente e lançarmos um obus a uma velocidade de 7,9 km/s (28440 km/h), o projéctil circulará continuamente rasando o solo sem nunca cair na superfície terrestre. É a chamada velocidade de satelitização e que varia em função da gravidade do planeta (g) e a da distância ao centro da Terra (R) segundo a seguinte equação:

Podemos, por isso, dizer que um satélite é um obus lançado com tanta velocidade que cai sempre paralelamente à curvatura da Terra, ou seja, anda tão depressa que cai para além do horizonte. De facto, um satélite em órbita está constantemente a cair à volta da Terra puxado pela gravidade. Aliás, se não houvesse gravidade seguiria uma linha recta e desapareceria. Mas na realidade cai e durante cada segundo cai 5 m como qualquer corpo.

Ora acontece que a curvutura da Terra é de 5 m por 8 km. Portanto, a cada segundo o satélite cai 5 m em direcção ao solo, mas também está 8 km mais à frente. Por isso, consegue sempre cair para além do horizonte.

Ver perfil do usuário http://astronomia.forum-livre.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Astronomia » Astronomia para os mais novos » Astro Kid's » O que significa estar em órbita?